Sou ignorante

Eu assumo. Sou ignorante.  Desconheço vários assuntos.  Sei muito pouco sobre carros e economia.  Sei menos ainda sobre uma infinidade de coisas. Quando eu tinha uns 18 anos me achava super inteligente. Pensava que tinha opinião formada sobre quase tudo. Não hesitava em dizer de imediato o que pensava sobre o que fosse a bola da vez. 
Aos poucos, conforme passei por diferentes situações e conhecendo as mais diversas pessoas fui perdendo essa certeza que eu achava que tinha. Repensei sobre várias posturas e me dei conta que as pessoas vivem realidades que eu nem imaginava. Por isso não devo julgar ninguém e sim tentar compreender. Porque eu só sei como é ser eu. Não posso saber como é ser o outro. E mesmo sendo sempre eu, percebo que já mudei muito...
O mais interessante disso tudo é que perder a certeza gera insegurança, vergonha, medo...
Mas é exatamente o medo que nos faz sair do lugar onde estamos, buscar conhecimento, novos ares, novas perspectivas. 
Um conhecido meu disse que muitas pessoas vão ficando mais burras a medida que estudam. Talvez ele tenha dito isso porque quanto mais se especializam em uma área mais engessadas se tornam sobre determinado assunto. Acham que já sabem o suficiente. Mas eu prefiro acreditar que a medida que vamos ampliando nosso conhecimento percebemos o quanto ainda não sabíamos e o quanto ha por descobrir. 
Quero sempre aprender, mudar de opinião, compreender a(s) realidade(s). Hoje a única certeza que tenho é que sempre ha algo novo para aprender e isso é fascinante. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saúde: Aftas Bucais

Eu vou desdizer aquilo tudo que eu lhe disse antes...*

A Difícil Tarefa de Ser Julgado(a) o Tempo Todo