Beleza e Saúde: Cuidados com a Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, que serve para protegê-lo e também é um cartão de visitas. Para ter uma pele bonita e saudável são necessários alguns cuidados diários que incluem limpeza, hidratação e proteção contra o sol.  Saber qual é o seu tipo de pele é importante para garantir que sua pele receberá os cuidados necessários para se manter saudável. Existem 4 tipos de pele: Seca, normal, mista ou oleosa.
Para saber qual é o seu tipo de pele, você deve lavar o rosto, secá-lo e em seguida passar um lenço de papel delicadamente em diferentes pontos do rosto. Se sua pele for oleosa, o lenço ficará manchado. Se o lenço permanecer sem manchas, sua pele é seca. Se o lenço ficar manchado apenas na zona T (testa, nariz e queixo) sua pele é normal ou mista. 
A seguir você vai aprender a deixar sua pele linda e radiante todos os dias do ano.
1- Limpeza da pele: Limpar a pele do rosto é essencial e deve ser feita diariamente. Pela manhã e a noite, lave o rosto com água fria e sabonete neutro (líquido ou em barra) ou específico para o seu tipo de pele (seca, normal, mista ou oleosa). Uma boa opção pra quem tem pele seca  ou normal são os sabonetes Dove. Quem tem pele mista ou oleosa pode usar o Protex limpeza profunda. Esses dois produtos tem preço acessível e bons resultados. Se sua pele for sensível, dê preferência aos sabonetes líquidos. A nívea também tem ótimos produtos. Vale a pena conferir. 


2- Esfoliar e Tonificar a pele: Esfoliar e tonificar a pele são também passos importantes. Para isso existem vários produtos que variam de acordo com cada tipo de pele. Escolha um produto de qualidade e tonifique e esfolie sua pele conforme a necessidade. Uma a duas vezes por semana costuma ser ideal. A linha de produtos Clean & Clear da Johnsons & Johnsons é bem bacana e tem adstringentes e tônicos faciais que ajudam a prevenir cravos e espinhas. 
3- Hidratação: Hidratar a pele é um dos passos mais importantes  nos cuidados com a pele. Todos os tipos de pele necessitam de hidratação. Escolha um hidratante adequado para o seu tipo de pele. Se sua pele for oleosa, utilize produtos Oil-free (não oleosos), como o géis hidratantes. Evite banhos muito quentes e demorados e uso excessivo de sabonete. Evite alimentos muito gordurosos e beba bastante água. Passe um hidratante específico para o rosto depois de lavá-lo e um no corpo todo após o banho. A linha Cuide-se bem do Boticário tem ótimos hidratantes para o rosto que variam de acordo com cada tipo de pele, rendem bastante, têm cheiro suave e possuem refil. Custam em torno de R$29, mas valem a pena. Recomendo.


Os hidratantes corporais da Nívea são ótimos e baratinhos. Também recomendo.
4- Proteção contra o sol: Para finalizar, proteja sua pele contra o sol. Esse passo é fundamental para prevenir manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele. Use protetor solar todos os dias antes de se expor ao sol (após lavar o rosto, aproximadamente 30 minutos antes de sair de casa). Renove o protetor pelo menos uma vez por dia. Escolha um protetor de qualidade de sua preferência. Existem vários protetores não oleosos disponíveis no mercado. Abuse do fator de proteção, mínimo 30 FPS. Se sua pele for clarinha, use um protetor com 50 ou 60 FPS no rosto.


Agora que você já sabe como cuidar da sua pele, aproveite o verão!!!


Espero que tenham gostado das dicas. Próximo assunto: Cabelos!


Abraço!

Fonte: http://vivacadatoque.terra.com.br/meu-momento-5/saiba-escolher-o-hidratante-certo-331
http://cuidadoscomapele.net/como-limpar-a-pele-do-rosto/
http://cuidadoscomapele.net/tipos-de-pele-teste-saber-pele/
http://www.dermatologia.net/novo/base/dicas.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saúde: Aftas Bucais

Eu vou desdizer aquilo tudo que eu lhe disse antes...*

A Difícil Tarefa de Ser Julgado(a) o Tempo Todo