Escolaridade: Superior Completo

Entro no face e checo as notificações. Fui marcada em um convite de formatura. Mais um amigo concluindo a graduação. Um marco na vida de uma pessoa. Há um ano eu também alcançava esse marco.
Conquistar uma vaga em uma universidade federal e concluir um curso superior foi algo importante pra mim, que estudei a vida inteira em escola pública e vivenciei a precariedade da educação ao longo da minha vida escolar.
Fui a primeira da minha família a terminar a faculdade.
Mais do que conhecimento técnico da área que me formei a universidade me proporcionou diversas experiências que fizeram a diferença na minha vida.  Conheci pessoas que jamais conheceria em outros ambientes. Algumas extremamente humanas e sábias,  outras com a sensibilidade de uma porta de madeira maciça,  apesar dos vários títulos que ostentavam. Aprendi mais com os colegas e com as pessoas que fui encontrando pelos caminhos do que na sala de aula. Percebi que a universidade ainda é um lugar elitizado e que o conhecimento produzido ali, na maioria das vezes se torna ensimesmado, pois não ultrapassa os muros da instituição.
Hoje,  me vejo olhando editais na busca da tão sonhada vaga em um serviço público para não cair na exploração da iniciativa privada que tantos colegas são vítimas. Vejo outros colegas brilhantes desiludidos com a realidade que em nada se parece com o que vimos nos livros. Há também os que estão onde gostariam,  mas esses se pode contar nos dedos.
Nesse ano muitas coisas aconteceram na minha vida. Fui me distanciando do mundo acadêmico e até mesmo da profissão, mas percebi que existem muitas coisas mais importantes do que um título ou diploma. Que existem várias maneiras de viver e vários caminhos que se pode seguir. Que a questão profissional é um aspecto da nossa vida, mas que existem também os aspectos afetivos, pessoais...
Se alguém me perguntasse se eu faria a mesma escolha novamente, provavelmente diria que não,  mas foi exatamente o percurso que percorri que me fez crescer,  amadurecer e ser como sou hoje.  Como dizem: experiência é um pente que a vida nos dá quando já  estamos carecas...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Saúde: Aftas Bucais

Eu vou desdizer aquilo tudo que eu lhe disse antes...*

A Difícil Tarefa de Ser Julgado(a) o Tempo Todo