Leite materno causa cárie?

Hoje fui com as crianças ao dentista. Primeira consulta da Lis. A odontopediatra fez várias perguntas relacionadas aos hábitos e costumes dela.
Perguntou se Lis continuava mamando e se mamava a noite.
Respondi que ela mamava em livre demanda, inclusive a noite e que não fazia uso de mamadeira ou chupeta.
Ela tirou do armário um livro de 1996 e começou a discorrer sobre o risco de desenvolver cárie devido ao aleitamento materno noturno.
Contra argumentei que o risco de cárie está relacionado ao uso de mamadeira e que o aleitamento materno até os 2 anos ou mais tem diversos benefícios.
Ela me perguntou se eu não tinha vontade de dormir a noite toda e me disse que amamentação durante a noite poderia interferir negativamente no crescimento (oi?), além de me recomendar o desmame noturno.
Eu sorri e respondi que é claro que eu queria dormir a noite inteira, mas mesmo Daniel que tomava mamadeira seguiu acordando durante a noite até depois dos 2 anos de idade e que não era meu desejo desmamá-la no momento. 


Pedi educadamente que ela me enviasse algum estudo recente relacionando o aleitamento materno e o surgimento de cáries e me dispus a fazer o mesmo.

Acabei de selecionar diversos artigos sobre o assunto e enviar para ela por e-mail. Ela é uma ótima profissional, tem anos de experiência e tem muito tato com as crianças. Porém, como muitos profissionais de saúde, tem pouca informação a respeito da amamentação.
Sou realmente uma pessoa argumentativa, mas não tive essa postura só pra criar caso. Recebi muitas informações equivocadas na minha primeira experiência de amamentação, o que culminou no desmame precoce e não gostaria de repetir o erro. Como ela lida com mães e bebês diariamente, achei importante fazer o papel de MÃE-CHATA-ÍNDIA-ATIVISTA e talvez estimulá-la a pesquisar e rever seus conceitos.
A recomendação atual da Organização Mundial de Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é que o aleitamento materno traz diversos benefícios para a criança e para a mãe e que deve ocorrer até 2 anos ou mais. Estudos recentes apontam a cárie como uma doença infecciosa multifatorial e não relacionam o aleitamento materno ao surgimento de cáries na infância em condições normais de saúde.
Eu sinto que aprendi e fiquei satisfeita de ter tido conhecimento para não seguir uma orientação desatualizada. Espero que ela também aproveite essa situação para crescimento. Daqui a 6 meses estaremos lá novamente.



Abaixo, o link de uma revisão de literatura sobre o tema.



Comentários

  1. Querida amiga! Te admiro pelo posicionamento. Sem ser rude e buscando auxiliar não só a dentista, mas a tantas outras pessoas! Beatriz, minha filha, mamou até 9 meses. E mesmo em uso da mamadeira desenvolveu canal por outros diversos motivos. Acredito que seja preciso considerar eventos como higiene, hábitos alimentares, uso de medicamentos quando se trata de cáries! GRASIELLE COUTINHO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Saúde: Aftas Bucais

Eu vou desdizer aquilo tudo que eu lhe disse antes...*

Um aninho